Forno Elétrico Dosador

Modelo DJ Dosamatic para dosagem de alumínio e suas ligas

O forno dosador DJ DOSAMATIC é um forno de espera para alumínio líquido que, acoplado a uma injetora de alta pressão, proporciona a dosagem de metal na quantidade exata, necessária para a injeção de uma determinada peça.

Forno Elétrico Dosador

O principio de funcionamento do forno baseia-se na pressurização, com ar comprimido, de uma câmara devidamente vedada, onde está contido o metal. Ao pressurizar a câmara, o alumínio líquido é direcionado através de um tubo de dosagem, imerso no metal e conectado à bica de vazamento. A pressurização da câmara é controlada por um transdutor de pressão e como o equipamento trabalha em baixa pressão (máximo 1 bar) não se aplicam normas específicas.

Para que a dosagem de alumínio seja correta, o software armazenado no CLP do painel de comando calcula através de curvas não lineares de pressão em relação ao tempo, a quantidade de metal dentro do forno, o peso da peça a ser dosada e o tempo de pressurização da câmara, assegurando assim o vazamento exato de alumínio necessário para o preenchimento do molde.

O forno DJ DOSAMATIC é desenhado e projetado como um tanque de pressão. A carcaça do equipamento é construída em chapas e perfis de aço carbono SAE 1010/1020, soldada interna e externamente e dimensionada para evitar vazamentos e deformações.

O forno é equipado com uma porta para limpeza na parte traseira, esta porta possui uma trava que assegura uma perfeita vedação sem prejuízos para a pressurização do equipamento.

O revestimento do forno DJ DOSAMATIC foi desenvolvido para proporcionar um excelente isolamento térmico, fazendo com que o metal fundido seja mantido aquecido através de uma baixa geração de calor. É composto por 3 (três) camadas, sendo a primeira de placas de fibra cerâmica com alta densidade, a segunda formada por tijolos isolantes e a terceira por concreto refratário baixo cimento não molhável pelo alumínio. A eficiência do isolamento refratário é notada através do baixo consumo de energia e da baixa perda de calor na face externa do forno.

O sistema de aquecimento do forno é constituído por apenas três elementos de resistências de carbeto de silício, posicionadas na tampa suerior do forno, onde estão protegidas de respingos de metal, e são facilmente substituídas em caso de manutenção.

Os elementos de resistências são interligados por cordoalhas de alumínio e abraçadeiras a um barramento de cobre.

O controle de potência é realizado através de uma unidade tiristorizada, com 3 fases controladas, equipada com IHM incorporada no próprio módulo, montada em armário de aço, com pintura eletrostática. Neste armário também estão os demais componentes do comando elétrico tais como: chave geral, CLP, fontes, indicador de pesagem, bornes, disjuntores, fusíveis, etc.

O forno possui em sua base uma célula de carga, que monitora o nível de alumínio dentro do forno e envia informação ao CLP, aumentando a precisão do sistema, além de uma bomba hidráulica com acionamento manual para regulagem da altura do forno em relação à bucha de injeção da injetora de alta pressão. A variação máxima na dosagem é de 1,5% a 2%, para peças com peso entre 3 kg e 20 Kg e de 2,5% a 3,5%, para peças com peso inferior a 3 kg.

MODELO POTÊNCIA INSTALADA POTÊNCIA DE TRABALHO TEMPERATURA DE FACE FRIA
DJ DOSAMATIC 600 28 kW 12 kW 60º C
DJ DOSAMATIC 900 32 kW 16 kW 60º C
DJ DOSAMATIC 1200 40 kW 18 kW 60º C
DJ DOSAMATIC 2000 50 kW 21 kW 60º C

Whatsapp DJ Fornos Whatsapp DJ Fornos